Hot Posts

6/recent/ticker-posts

O que é proibido na Rússia? Opinião de um visitante





Cerca de três meses depois da minha chegada a Moscovo em 2001, uma vez fui a uma cantina para almoçar. Eu estava aprendendo russo por cerca de dois meses e meu russo era muito básico. Só conseguia entender alguém se falava muito devagar.
Na cantina, tinha que tomar uma bandeja, selecionar os pratos em exibição e, em seguida, pagar para o caixa sentado no final da fila de pratos. Houve uma fila pequena e como eu me movi para a frente para encomendar os pratos, um homem saiu da cozinha. Ele parecia chateado e estava falando sem parar. Vi que ele às vezes olhava para mim. No entanto, eu não conseguia entender se ele estava infeliz com os trabalhadores, dirigindo-se a alguém na fila ou tirando sua frustração, em geral. O homem continuou e continuou.
Depois de um tempo, a senhora que estava servindo os pratos olhou para mim e gesticulou que eu deveria deixar o meu sobretudo no guarda-roupa fora. E então as palavras do homem ficaram mais claras. Ele estava ranting que, apesar do aviso lá fora, os visitantes vieram com seus sobretudos para a cantina. Com o pequeno russo que eu conhecia, eu não podia responder ao homem. Eu não tinha visto o aviso também. Com meu conhecimento do russo, duvido que eu teria entendido o que o aviso significava mesmo se eu tivesse visto.
Em todo caso, fui até o guarda-roupa, tirei o sobretudo e entrei na fila novamente, que por agora se tornara muito mais comprido. Assim, tive a minha primeira experiência do que é "proibido" na Rússia - sobretudos dentro de cantinas. No entanto, você está convidado a entrar com cargas de neve em seus sapatos.

 (Fonte da foto: burobiz.ru )
Logo aprendi outras coisas que são consideradas socialmente proibidas na Rússia.
Assim que você entrou na casa de alguém, você teve que tirar seus sapatos. Se você ver uma imagem como a abaixo, você pode ter certeza que não é de um lar russo.

 (Fonte da foto: otvet.mail.ru )
Se você foi convidado para uma casa russa e acabou sem um presente (não importa) para a anfitriã ou as crianças, você poderia ser "banido" de convites no futuro.




Eu tenho sido um visitante bastante freqüente para a Rússia nos últimos 25 anos. Há dois níveis do que é "proibido" na Rússia. Há o que é proibido na Rússia, e há o que é proibido por Putin.
Putin é notoriamente sensível sobre questões "gays", aparentemente porque há um rumor persistente de que ele é gay. Se você é público sobre a promoção dos direitos dos homossexuais, o martelo Putin vai descer sobre você. Se você é discreto sobre ser gay, ninguém se importa.
Eu estava em Moscou quando um dos inimigos de Putin foi abatido a cerca de 3 quarteirões da Praça Vermelha. Ele mal fez os jornais locais. Eu perguntei sobre isso em um bar, eo barman disse, "Claro. Se você fala mal de Putin, você é baleado. É normal. "Os jornais que relataram o incidente descreveram isso como um" incidente aleatório relacionado a gangues ".
Quanto aos costumes ... Sim, você deve sempre remover seus sapatos ao entrar em uma casa russa. Normalmente, haverá chinelos disponíveis para você usar. Em Moscou, a razão é óbvia ... é uma cidade suja. O pior momento em Moscou é quando a neve do inverno finalmente derrete. É uma cidade imunda por cerca de um mês depois disso.
Se você é convidado para a casa de alguém, existem algumas regras:
Como mencionei anteriormente, tire os sapatos e coloque os chinelos que o anfitrião oferece. Use meias apenas no caso de o anfitrião não tem qualquer chinelos.
Sim, você deve sempre trazer um presente quando você visita a casa de alguém. O vinho é uma espécie de presente "padrão". As flores são OK, mas sempre trazer um número ímpar (números pares são para funerais).
Não faça comentários sobre nenhum item específico na casa do seu anfitrião. É OK para dizer "Você tem uma linda casa", mas se você diz: "Isso é um vaso lindo", você provavelmente vai levá-lo para casa como um presente.
Haverá comida, e muita. Pegue apenas uma pequena mordida de tudo o que você é oferecido. Haverá provavelmente pelo menos 20 pratos servidos e você será esperado para provar todos eles. Não encha até muito cedo, ou você vai ser considerado rude quando você se recusar a provar pratos adicionais.
Nunca recuse um tiro de vodka. Esta é uma tradição na Rússia e espera-se que você participe. O tiro tradicional é considerado um aperitivo, e não é, estritamente falando, "beber". Se você realmente não quer tomar um tiro, ou se você realmente tem um problema com álcool, você deve dizer que você não pode Beber álcool por razões de saúde. Qualquer outra coisa será considerada rude.